sobre a autora e o processo

Carolina Silva Oukawa nasceu em São Paulo em 1980 e desenha desde então. Aos 17, estagiou como roteirista de história em quadrinhos na Maurício de Sousa Produções. Depois, continuou produzindo histórias na revista Cogumelo, publicação do núcleo de quadrinhos da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP). O interesse pelas áreas de música e educação a conduziram a uma segunda graduação, em Licenciatura em Música, na Escola de Comunicações e Artes da USP.
*
As tiras dos irmãozinhos Nico & Gabi surgiram no primeiro dia de outubro de 2011, após alguns anos sem muitos desenhos nem contação de histórias, como um singelo começo em meio a uma fase de "finais" significativos (da graduação em Música e da obra da Casa Chippa). Em uma das idas e vindas (da obra para a loja de tintas) na manhã daquele sábado, apareceram, "do nada", esses dois personagens. Os esboços feitos no final do dia são exatamente as quatro primeiras tiras, publicadas, inicialmente, no facebook. Depois delas, novas ideias começaram a surgir. Até pelo pouquíssimo tempo disponível para produzir os desenhos, foi mantido o princípio de se trabalhar praticamente sem rascunho.
*
Com essa origem quase acidental, as tirinhas de Nico & Gabi (com participações de Timão, o  gato) são, pode-se dizer, despretensiosas. Mas, pensando bem, tomara que possam contribuir, de alguma forma, para a reflexão acerca da infância e das práticas educativas. Ou que inspirem quem já tem um filho a ter pelo menos mais um... 
*
desenhando, em 1981